O sector comercial prático, por exemplo, oficinas, indústria ou várias salas de serviço, como parques de estacionamento de vários andares, também se caracteriza por um estilo individual. Isto pode ser descrito da seguinte forma: Um produto de iluminação aí instalado deve integrar-se no conjunto de uma forma discreta, deve ter um aspeto profissional e, sobretudo, ser profissional. Nestes domínios, são as propriedades funcionais e não as de conceção da luz que são importantes. Uma luz modelada numa sala de produção, por exemplo, é mais suscetível de causar dificuldades no funcionamento da máquina do que de o simplificar. A luz no sector comercial deve iluminar eficazmente - a luz e as sombras estão fora de lugar no trabalho frequentemente perigoso das máquinas. A luz técnica é, por conseguinte, particularmente eficaz em termos de qualidade da luz e particularmente discreta em termos de design.
Oficinas, indústria e fabrico, bem como parques de estacionamento: algumas áreas de aplicação da iluminação técnica já foram mencionadas. Mas mesmo dentro destes domínios existem diferenças em termos da natureza de uma luminária. A categoria de iluminação técnica inclui, por exemplo, as luminárias difusoras montadas à superfície, frequentemente muito robustas e resistentes ao impacto. Existem também tiras de luz e projectores de alto brilho. Estas últimas utilizam frequentemente lâmpadas de iodetos metálicos para fornecer uma luz óptima com uma vida útil correspondentemente longa da fonte de luz. Os projectores de grande altura iluminam as zonas de exposição e as oficinas industriais. A situação é ligeiramente diferente no caso das luminárias de persianas encastradas. Também são adequados para áreas de escritório, onde existem regulamentos correspondentes para a iluminação, devido à quase total ausência de encandeamento. Os salões de cabeleireiro também utilizam luminárias de lâminas para obter uma iluminação sem encandeamento para os clientes.
Como já foi referido, a iluminação técnica é utilizada para otimizar a iluminação. No entanto, uma iluminação óptima nem sempre significa uma luz máxima sem sombras. Pelo contrário: a área da loja também conta como uso comercial. E trata-se, antes de mais, de iluminação de promoção de vendas. Isto acentua as áreas de venda interessantes e, por exemplo, empurra o corredor central para segundo plano com uma iluminação comparativamente baixa. Isto estrutura todo o espaço de venda e orienta o olhar do cliente para as ofertas que lhe interessam.
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