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Iluminação de loja para promoção de vendas com um efeito apelativo
Iluminação de montras e iluminação de lojasA iluminação de lojas torna os produtos na área de venda realmente atractivos, por exemplo, em padarias, mercearias, mas também em lojas de moda ou livrarias. A luz dirige o olhar do observador e mostra a gama visualmente no seu melhor. Para tal, a iluminação da loja deve ter um valor CRI elevado de, pelo menos, Ra 80, de modo a reproduzir perfeitamente o espetro de cores na luz artificial.
Porque deve utilizar o design de iluminação para a iluminação de lojas
Um projeto de iluminação competente é sempre recomendado para a iluminação de uma loja. Esta integra todas as caraterísticas técnicas e específicas do local, a fim de convidar os clientes a demorarem-se e a realçarem os produtos. Os designers de iluminação também sabem como integrar perfeitamente a tecnologia de iluminação de ponta no ambiente da loja. Os exemplos incluem iluminação LED de alto desempenho e de baixa manutenção para lojas ou sensores HCL que ajustam automaticamente a luminosidade e a temperatura da cor ao longo do dia, apoiando assim o biorritmo natural das pessoas.
O que deve ter em conta na iluminação de uma loja?
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A iluminação de base, que garante uma luminosidade uniforme em toda a área da loja, inclui
- Candeeiros de teto
- Projectores embutidos
- Candeeiros suspensos
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A iluminação de realce é utilizada para iluminar com precisão áreas específicas de produtos ou mercadorias individuais, por exemplo, o balcão de enchidos e queijos ou uma área de exposição do best-seller atual nas livrarias. Este aspeto da iluminação da loja orienta a perceção do visitante. Estes incluem:
- Candeeiro de teto
- Projectores embutidos
- Candeeiros suspensos
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A montra da loja é normalmente o primeiro ponto de contacto com o cliente e tem um efeito de sinalização através de um jogo dinâmico de luz e sombra. A iluminação de lojas também pode jogar com a temperatura da cor da luz: As temperaturas de cor frias >4.000 Kelvin transmitem frescura e dinamismo, enquanto as temperaturas de cor quentes até 3.000 Kelvin têm um efeito acolhedor e preparam o cenário para bolos e doces particularmente saborosos na pastelaria, por exemplo.
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A iluminação das prateleiras e das vitrinas é um componente central da iluminação das lojas modernas e contribui significativamente para uma apresentação eficaz dos produtos. A iluminação direcionada pode desencadear impulsos de compra e melhorar a experiência do cliente. As soluções LED economizadoras de energia não só oferecem uma elevada qualidade de iluminação, como também baixos custos de funcionamento e uma longa vida útil.
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As áreas de checkout e de serviço são pontos de contacto na sala de vendas e requerem uma iluminação direcionada e funcional. Uma iluminação optimizada garante condições de trabalho eficientes e cria confiança e orientação para os clientes. As modernas soluções LED combinam uma luz sem reflexos com uma atmosfera apelativa para uma impressão profissional até ao último metro.
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A iluminação dos balneários influencia a sensação de bem-estar dos clientes e, por conseguinte, também as suas decisões de compra. Uma luz uniforme e de cor real evita sombras pouco lisonjeiras e cria um ambiente agradável no qual os clientes gostam de passar o tempo. A moderna iluminação LED também permite selecionar a cor exacta da luz para se adequar ao respetivo grupo-alvo.
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Iluminação de lojas com sistemas de calhas
Os sistemas de calhas oferecem flexibilidade, uma vez que os candeeiros podem ser posicionados em qualquer ponto de uma calha. Nos sistemas de via, é feita uma distinção geral entre sistemas de baixa tensão e sistemas de alta tensão. No sector da alta tensão, é feita uma distinção adicional entre barramentos monofásicos e barramentos multifásicos, por exemplo, barramentos trifásicos.
A diferença entre fases simples e múltiplas é que, com o sistema monofásico, as lâmpadas só podem ser ligadas ou desligadas ou reguladas em conjunto. Este sistema está mais orientado para o cliente final. São utilizados spots, projectores e carris do mesmo fabricante.
Os sistemas trifásicos oferecem a vantagem de ligar vários projectores de forma diferente, criando assim diferentes cenários. Pode haver compatibilidade entre fabricantes, por exemplo, com sistemas de carris da Arcchio.
Aspectos técnicos da iluminação de lojas
A restituição de cor é indicada em Ra, seguida da percentagem de restituição de cor em comparação com a luz natural do dia. Atualmente, só se consegue uma fidelidade de cor de 100 por cento com lâmpadas de halogéneo, mas a luz da iluminação LED de alta qualidade para lojas da Ra 80 já parece muito natural.
Os valores inferiores a Ra 80 não devem ser utilizados na iluminação de lojas, a fim de evitar cores falsas e pouco atractivas nos produtos, o que é particularmente relevante na indústria da moda, por exemplo, para evitar desilusões por parte dos clientes.
Outro fator importante para a qualidade da luz é a temperatura de cor ou a cor da luz. Isto tem um impacto na forma como os bens e, sobretudo, os géneros alimentícios são percebidos. Neste caso, branco não é o mesmo que branco.
A temperatura de cor faz com que a luz pareça azulada e, portanto, fria, ou avermelhada e, portanto, mais quente.
Nos supermercados, em particular, as temperaturas de cor são selecionadas especificamente para os vários alimentos, por exemplo, o branco quente para carne saborosa e pãezinhos estaladiços. Coma com os olhos!
Requisitos legais para a iluminação de lojas
Os regulamentos legais devem ser respeitados para a iluminação das lojas. A luminosidade de base na loja deve ser de, pelo menos, 300 lux, ou mesmo 500 lux na zona das caixas. Por razões de conveniência para os clientes, certas áreas podem, naturalmente, exceder as normas legais, por exemplo, nas livrarias, para facilitar a consulta da literatura.
Sustentabilidade através da iluminação LED das lojas
Com a iluminação LED para lojas, o foco está na sustentabilidade ecológica e económica:
- Elevada poupança de energia devido às baixas potências
- luminosidade simultaneamente elevada graças a uma eficácia luminosa melhorada de 100 lm/W
- Muito boa restituição de cor de, pelo menos, Ra 80 a Ra 90
- Vasta gama de cores claras disponíveis
- Longa vida útil a partir de 50.000 horas de funcionamento
- Sem radiação IR e UV para afetar a qualidade dos produtos
O design de iluminação de Lumories.pro apoia as empresas no seu caminho para se tornarem uma organização mais eficiente em termos energéticos e sustentável, utilizando iluminação amiga do ambiente. O investimento compensa para as empresas de várias formas: os programas públicos também promovem a iluminação interior e exterior eficiente com subsídios que podem chegar aos 50 %.
Projectos de referência para uma iluminação de loja bem sucedida
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Iluminação moderna de uma farmácia
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Iluminação para uma combinação 2 em 1 de café e loja